Como vencer a preguiça?

A preguiça está relacionada à pouca disposição e lentidão em realizar algum trabalho que exigirá esforço físico ou mental. Em casos mais sérios, pode chegar a se tornar uma aversão ao trabalho. É verdade que nos momentos de cansaço em que é preciso dar um basta para o trabalho ou outras responsabilidades, a preguiça é extremamente bem vinda.

Ela ajuda no descanso e também ajuda a casais ficarem juntos. Mas quando começa a interferir diretamente na nossa vida, atrapalhando em atividades cotidianas, precisamos ficar atentos. Uma pessoa com preguiça está pouco motivada para fazer uma tarefa ou qualquer coisa, muito pouco motivado a agir. A partir daí, precisamos analisar os motivos dessa falta de motivação e o que podemos fazer parar melhorar. Vencer a preguiça é muito mais fácil do que parece. Só é preciso tomar a decisão de fazê-lo e colocar em prática algumas estratégias simples.

Portanto, coloco aqui algumas dicas que podem ajudar:
1) Elimine as distrações, elas costumam ser a fonte da nossa preguiça. Portanto tenha certeza de que a partir do momento que você começa a fazer uma tarefa, não haverá nada para te distrair.

2) Monte um pequeno horário. Divida as tarefas grandes em outras menores para reduzir a pressão. Encaixe essas pequenas tarefas agora ao longo do seu horário, eliminando as supérfluas e deixando as menos urgentes para outro dia. Comece com as mais simples e vá avançando. Você perceberá no final do dia, como foi mais fácil e produtivo.

3) Visualize os benefícios de realizar a tarefa. Se você tem preguiça de fazer algo por causa do esforço necessário para realizar essa tarefa, pense no que acontecerá quando ela estiver feita. Isto poderá melhorar a sua motivação.


Amanda Lobo | Psicóloga
Site|Facebook | Instagram amanda.plobo@gmail.com
Terapia Cognitivo-Comportamental, Avaliação Neuropsicológica e Autismo.
CRP-04/50160

Anúncios