Vencendo a timidez

A timidez pode ser dividida em dois tipos: a situacional e a crônica. Para entendermos melhor, a timidez situacional é a que quase todos nós experimentamos em momentos específicos, como apresentar um trabalho para muitas pessoas. Já a timidez crônica é constante, nela a pessoa possui dificuldades em praticamente todas as áreas do convívio social, como por exemplo falar com desconhecidos, expor seus pensamentos e lidar com figuras de autoridade.

Não precisamos nos preocupar tanto com situacional por ser algo comum entre as pessoas, porém quando nos referimos a timidez crônica devemos ter alguns cuidados. As causas da timidez podem ser devido a forma de educação familiar e experiências sociais negativas, o que levou a um sentimento de inadequação social e insegurança. Algumas dicas:

1) Procure perceber que as pessoas não estão necessariamente prestando atenção em você. Pessoas tímidas tendem a achar que as pessoas estão sempre julgando seus comportamentos, sendo que na verdade, na maioria das vezes, possuímos pessoas estão preocupadas com si próprias.

2) Tente se expor gradualmente a situações que te intimidam. Comece com situações fáceis, como dar bom dia ao motorista/trocador do ônibus. E vá aumentando a dificuldade a medida que for ficando fácil pra você.

3) Valorize os amigos que você já tem. Tendemos a ficar muito preocupados por não estar interagindo com várias pessoas novas e esquecemos de investir nas relações que já possuímos.


Amanda Lobo | Psicóloga
Site|Facebook | Instagram amanda.plobo@gmail.com
Terapia Cognitivo-Comportamental, Avaliação Neuropsicológica e Autismo.
CRP-04/50160